SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43La contribución de la educación popular para la reorientación de las prácticas y de la política de salud en BrasilEducación popular y formación para el empleo. El caso de la Escuela Taller Parque Miraflores en Sevilla, España índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

BOMFIM, Luciano Sérgio Ventin. A ontologia humana enquanto referência para uma educação popular emancipatória. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.107-120. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.009.

Este ensaio partiu de uma questão aparentemente resolvida, qual seja, a de que todos têm clareza do que seja o ser humano, já que os textos educacionais raramente colocam em questão a necessidade de fazer este esclarecimento. O objetivo deste ensaio é explicitar a assunção dos atributos humanos em Marx enquanto princípios didático pedagógicos na perspectiva de uma concepção de Educação Popular emancipatória. Partimos da tese de que a assunção da ontologia humana como pilar para se desenvolver e afirmar as diversas referências identitárias livra o ser humano da possibilidade de reproduzir em sua práxis social a lógica reificante do Capital. Assumir a ontologia humana como referência para o estabelecimento de uma práxis social e educacional emancipatória implica na assunção dos atributos humanos como princípios didático pedagógicos, quais sejam, o trabalho, a consciência, a universalidade, a sociabilidade e a liberdade. Esta decisão exigirá uma atitude de reconhecimento humano do educando, bem como do acolhimento de suas referências identitárias e modos de interpretar o real como necessários e legítimos à formação humana do educando e de si mesmo.

Palabras clave : Ontologia Humana; Princípio Educacional; Educação; Subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )