SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43A contribuição da educação popular para a reorientação das práticas e da política de saúde no BrasilEducação popular e formação para o emprego. O caso da Escola Técnica Parque Miraflores em Sevilha (Espanha) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

BOMFIM, Luciano Sérgio Ventin. A ontologia humana enquanto referência para uma educação popular emancipatória. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.107-120. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.009.

Este ensaio partiu de uma questão aparentemente resolvida, qual seja, a de que todos têm clareza do que seja o ser humano, já que os textos educacionais raramente colocam em questão a necessidade de fazer este esclarecimento. O objetivo deste ensaio é explicitar a assunção dos atributos humanos em Marx enquanto princípios didático pedagógicos na perspectiva de uma concepção de Educação Popular emancipatória. Partimos da tese de que a assunção da ontologia humana como pilar para se desenvolver e afirmar as diversas referências identitárias livra o ser humano da possibilidade de reproduzir em sua práxis social a lógica reificante do Capital. Assumir a ontologia humana como referência para o estabelecimento de uma práxis social e educacional emancipatória implica na assunção dos atributos humanos como princípios didático pedagógicos, quais sejam, o trabalho, a consciência, a universalidade, a sociabilidade e a liberdade. Esta decisão exigirá uma atitude de reconhecimento humano do educando, bem como do acolhimento de suas referências identitárias e modos de interpretar o real como necessários e legítimos à formação humana do educando e de si mesmo.

Palavras-chave : Ontologia Humana; Princípio Educacional; Educação; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )