SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43Educación popular y formación para el empleo. El caso de la Escuela Taller Parque Miraflores en Sevilla, EspañaEl mundo de la Calle Educa: procesos educativos de la población de calle en la ciudad de São Carlos/SP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

BICALHO, Maria Gabriela Parenti; SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de  y  MEIRELES, Ludmylla Karinne Trigueiro. Território e currículo: relações interdisciplinares entre estudos territoriais e educação social. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.133-145. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.011.

As discussões apresentadas neste artigo se sustentam nos resultados de uma investigação, de cunho bibliográfico, que buscou estabelecer conexão interdisciplinar entre o campo da geografia, no qual os estudos territoriais se estabelecem, e o campo da educação social. O objetivo dessas discussões é propor reflexões sobre o território e a educação social, e suas contribuições para as práticas curriculares em espaços não escolares. Sob a ótica das teorias críticas, que negam a neutralidade do currículo, busca se explicitar os vínculos que se estabelecem entre conhecimento, relações (sociais e de poder) e conscientização, considerando a espacialidade como constitutivas dessas relações. Nas experiências de educação que se constituem em espaços não escolares (e escolares), os sujeitos são os atores centrais para a construção do currículo, como portadores, nas práticas educativas, de vividos territoriais. As conclusões do estudo apontam para a importância de se considerar o território como constituinte dos sujeitos e, portanto, como constituinte das práticas educativas e elemento a se considerar no campo da pesquisa em educação, especialmente na educação social.

Palabras clave : Currículo; Educação Social; Território.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )