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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
BICALHO, Maria Gabriela Parenti; SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de e MEIRELES, Ludmylla Karinne Trigueiro. Território e currículo: relações interdisciplinares entre estudos territoriais e educação social. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.133-145. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.011.
As discussões apresentadas neste artigo se sustentam nos resultados de uma investigação, de cunho bibliográfico, que buscou estabelecer conexão interdisciplinar entre o campo da geografia, no qual os estudos territoriais se estabelecem, e o campo da educação social. O objetivo dessas discussões é propor reflexões sobre o território e a educação social, e suas contribuições para as práticas curriculares em espaços não escolares. Sob a ótica das teorias críticas, que negam a neutralidade do currículo, busca se explicitar os vínculos que se estabelecem entre conhecimento, relações (sociais e de poder) e conscientização, considerando a espacialidade como constitutivas dessas relações. Nas experiências de educação que se constituem em espaços não escolares (e escolares), os sujeitos são os atores centrais para a construção do currículo, como portadores, nas práticas educativas, de vividos territoriais. As conclusões do estudo apontam para a importância de se considerar o território como constituinte dos sujeitos e, portanto, como constituinte das práticas educativas e elemento a se considerar no campo da pesquisa em educação, especialmente na educação social.
Palavras-chave : Currículo; Educação Social; Território.