SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43Territorio y currículo: relaciones interdisciplinarias entre estudios territoriales y educación socialAcciones educativas desarrolladas por prostitutas militantes: tejiendo confianza y autonomía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

ALMEIDA, Sara Ferreira de  y  OLIVEIRA, Maria Waldenez. O mundo da Rua Educa: processos educativos da população de rua na cidade de São Carlos-SP. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.147-159. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.012.

O artigo traz resultados de pesquisa acerca dos processos educativos vivenciados por pessoas adultas que vivem na rua na cidade de São Carlos-SP. O desvelamento dos saberes dessa população foi feito a partir de metodologia, cujo aporte freireano e dusseliano privilegiou a participação dos sujeitos. Foram realizadas rodas de conversa, entrevistas para levantamento de temas geradores e da análise dos dados emergiram categorias que possibilitaram compreensão mais detida sobre a realidade investigada, a saber: 1) "As pessoas que estão na rua não são os lixos que a sociedade joga fora"; 2) "Viver é saber viver. Morar é lavar, passar, cozinhar"; 3) "Viver na rua é muito difícil, mas é alegre também, sabia?"; 4) "A rua é um mundo"; 5) "Na rua eu aprendi muito, experiências que eu jamais vou esquecer". Foi possível apreender processos educativos consolidados na rua, como a busca por sobrevivência material e simbólica, proteção do grupo e resistência dentro da lógica que oprime aqueles e aquelas que vivem as complexas dimensões da vida humana nessas condições. Espera-se contribuir com a problematização de visões distorcidas de que na rua nada se ensina e pouco se aprende, além de colaborar no debate acerca das pedagogias dos grupos populares.

Palabras clave : Processos Educativos; Educação Popular; População de Rua.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )