SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43El mundo de la Calle Educa: procesos educativos de la población de calle en la ciudad de São Carlos/SPEducação popular e pedagogia social: diálogo singular e experiência plural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Ações educativas desenvolvidas por prostitutas organizadas: tecendo confiança e autonomia. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.161-169. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.013.

O presente artigo é elaborado com base em reflexões tecidas ao longo de pesquisa de pós-doutoramento realizada com prostitutas que fazem parte de associações da categoria localizadas nas cidades de Belo Horizonte (MG), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB) e Recife (PE), com intuito de desvelar processos educativos consolidados no exercício do trabalho sexual e na trajetória de militância dessas mulheres na busca por seus direitos. Com base no referencial da Educação Popular, ao longo do percurso metodológico desta investigação buscamos - pesquisadora e prostitutas - identificar e analisar saberes de experiência construídos nas ações educativas e culturais desenvolvidas por essas mulheres. Os resultados da investigação engendram o entendimento de que o processo de organização de prostitutas em associações tem sido relevante para fortalecer a leitura crítica da realidade, possibilitando o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança necessárias capazes de impulsioná-las ao engajamento na busca por seus direitos. As ações educativas realizadas por essas mulheres funcionam como círculos de cultura, nos quais elas vêm apresentando seus anseios, sua estética e afirmando sua condição de sujeito.

Palabras clave : Saber de Experiência; Prostitutas; Confiança; Educação Popular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )