SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue43Educational actions by militant prostitutes: building trust and autonomyThe Center for Youth and Adult Education and Popular Education in the Sisal Territory of Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

LEIRO, Augusto Cesar Rios; MORAES, Cândida Andrade de  and  SANTOS, Vanessa Ribeiro dos. Educação popular e pedagogia social: diálogo singular e experiência plural. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.171-182. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.014.

Considerando o contexto contemporâneo brasileiro, propício a diferentes e novas práticas de educação social, este artigo busca refletir sobre a relevância histórica e política da educação popular e seu entrecruzamento teórico com a pedagogia social. Neste sentido, são apresentadas singularidades da educação socialmente referenciada, tomando duas experiências investigativas de abordagem qualitativa como inspiração. O estudo de caso na perspectiva contrastiva presidiu a metodologia das experiências em tela e a análise de conteúdo, a partir das entrevistas com educadores sociais, constituiu-se em fonte empírica privilegiada. A pedagogia social é abordada como um constructo teórico e como categoria substantiva no campo da educação. A influência da educação popular nas práticas produzidas nos contextos da pedagogia social evidenciam uma estreita relação e favorecem o reconhecimento do legado freireano; as relações entre educadores e educandos; a construção de práxis educativas implicadas às comunidades; a formação continuada comprometida com a emancipação dos sujeitos e a superação das desigualdades sociais. A presente escrita edifica uma nova síntese dos estudos desenvolvidos, em que a educação popular e a pedagogia social promovem experiências formativas significativas, no âmbito da educação social, e expressa o relevo desse campo de estudo como dimensão fundante de uma educação que acolhe os sujeitos na sua diferença.

Keywords : Educação Popular; Pedagogia Social; Práticas Pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )