SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43Ações educativas desenvolvidas por prostitutas organizadas: tecendo confiança e autonomiaO Observatório de Educação de Jovens e Adultos e a educação popular no Território do Sisal - Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

LEIRO, Augusto Cesar Rios; MORAES, Cândida Andrade de  e  SANTOS, Vanessa Ribeiro dos. Educação popular e pedagogia social: diálogo singular e experiência plural. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.171-182. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.014.

Considerando o contexto contemporâneo brasileiro, propício a diferentes e novas práticas de educação social, este artigo busca refletir sobre a relevância histórica e política da educação popular e seu entrecruzamento teórico com a pedagogia social. Neste sentido, são apresentadas singularidades da educação socialmente referenciada, tomando duas experiências investigativas de abordagem qualitativa como inspiração. O estudo de caso na perspectiva contrastiva presidiu a metodologia das experiências em tela e a análise de conteúdo, a partir das entrevistas com educadores sociais, constituiu-se em fonte empírica privilegiada. A pedagogia social é abordada como um constructo teórico e como categoria substantiva no campo da educação. A influência da educação popular nas práticas produzidas nos contextos da pedagogia social evidenciam uma estreita relação e favorecem o reconhecimento do legado freireano; as relações entre educadores e educandos; a construção de práxis educativas implicadas às comunidades; a formação continuada comprometida com a emancipação dos sujeitos e a superação das desigualdades sociais. A presente escrita edifica uma nova síntese dos estudos desenvolvidos, em que a educação popular e a pedagogia social promovem experiências formativas significativas, no âmbito da educação social, e expressa o relevo desse campo de estudo como dimensão fundante de uma educação que acolhe os sujeitos na sua diferença.

Palavras-chave : Educação Popular; Pedagogia Social; Práticas Pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )