SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43Educação popular e pedagogia social: diálogo singular e experiência pluralLeituras de jovens de camadas populares: letramentos escolares e não escolares no campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

NUNES, Eduardo José Fernandes; SANTOS, Marcos César Guimarães dos  e  BARRETO, Maria Raidalva Nery. O Observatório de Educação de Jovens e Adultos e a educação popular no Território do Sisal - Bahia. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.183-197. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.015.

Este artigo analisa a participação do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal (OBEJA-TIS/UNEB/CAPES) na construção de uma rede que visa consolidar ações na Educação de Jovens e Adultos, desde a perspectiva dos debates atuais sobre educação popular, movimentos sociais e desenvolvimento local. O Território de Identidade do Sisal fica situado na região Nordeste do estado da Bahia, atravessou períodos distintos em sua história, mas a chegada da cultura do sisal, a manutenção das grandes propriedades e a falta de investimentos públicos na educação transformaram a realidade desse território, gerando o sucateamento do sistema escolar, demonstrado pelos índices elevados de pessoas não alfabetizadas. Em uma perspectiva analítica, utilizando-se do pensamento de autores como Freire e Nogueira (2005), Brandão (1998), Werthein (1985), Beisiegel (1989), entre outros, com base em pesquisas quanti-qualitativas, observamos que variadas formas associativas alternativas de produção e ocupação da terra estão surgindo no Território de Identidade do Sisal e apresentando novos desafios. A rede de educação popular realizada pelos diferentes movimentos sociais imprime uma possibilidade de mudança na falta de uma política mais incisiva de investimentos educacionais, para que haja uma transformação social mais justa no território.

Palavras-chave : Território do Sisal; Educação Popular; Observatório de Educação de Jovens e Adultos; Desenvolvimento Local.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )