SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue43The Center for Youth and Adult Education and Popular Education in the Sisal Territory of BahiaThe debate surrounding the institutionalism of youth and adult education (yae) in the context of popular education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

NOVAIS, Carlos Augusto; CARVALHO, Gilcinei Teodoro  and  MACHADO, Maria Zélia Versiani. Leituras de jovens de camadas populares: letramentos escolares e não escolares no campo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.199-209. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.016.

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa "Letramentos em contextos do campo: práticas escolares e não escolares em comunidades rurais". A investigação objetiva compreender práticas de leitura e escrita de jovens do campo realizadas na escola e nas suas comunidades. Esta análise considerou dados levantados por meio de questionários aplicados aos alunos de duas Escolas Família Agrícola (EFA), de ensino secundário técnico em agropecuária. Contou-se, ainda, com depoimentos gravados em vídeos, observações in loco e registros fotográficos. Em razão do regime de alternância praticado nessas escolas, considerou-se propício o fato de os alunos vivenciarem um projeto pedagógico que preconiza vínculos mais estreitos entre conhecimentos escolares e não escolares. Os dados coletados indicam a heterogeneidade de repertórios de leitura e de escrita nas práticas de letramento na escola e no ambiente familiar e sinalizam ora a presença de uma visão pragmática relativa ao mundo do trabalho, previsto para um contexto de formação em que um conhecimento técnico é exigido, ora a influência de referências culturais e de leituras valorizadas socialmente. Esse hibridismo aponta a maleabilidade das fronteiras, relativizando uma hipótese de caracterização homogênea de práticas de leitura e de escrita vivenciada pelos jovens em contextos rurais.

Keywords : Repertórios de Leitura; Letramentos; Escolas do Campo; Comunidades Rurais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )