SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43O Observatório de Educação de Jovens e Adultos e a educação popular no Território do Sisal - BahiaO discurso sobre a institucionalidade da educação de jovens e adultos na perspectiva da educação popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

NOVAIS, Carlos Augusto; CARVALHO, Gilcinei Teodoro  e  MACHADO, Maria Zélia Versiani. Leituras de jovens de camadas populares: letramentos escolares e não escolares no campo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.199-209. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.016.

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa "Letramentos em contextos do campo: práticas escolares e não escolares em comunidades rurais". A investigação objetiva compreender práticas de leitura e escrita de jovens do campo realizadas na escola e nas suas comunidades. Esta análise considerou dados levantados por meio de questionários aplicados aos alunos de duas Escolas Família Agrícola (EFA), de ensino secundário técnico em agropecuária. Contou-se, ainda, com depoimentos gravados em vídeos, observações in loco e registros fotográficos. Em razão do regime de alternância praticado nessas escolas, considerou-se propício o fato de os alunos vivenciarem um projeto pedagógico que preconiza vínculos mais estreitos entre conhecimentos escolares e não escolares. Os dados coletados indicam a heterogeneidade de repertórios de leitura e de escrita nas práticas de letramento na escola e no ambiente familiar e sinalizam ora a presença de uma visão pragmática relativa ao mundo do trabalho, previsto para um contexto de formação em que um conhecimento técnico é exigido, ora a influência de referências culturais e de leituras valorizadas socialmente. Esse hibridismo aponta a maleabilidade das fronteiras, relativizando uma hipótese de caracterização homogênea de práticas de leitura e de escrita vivenciada pelos jovens em contextos rurais.

Palavras-chave : Repertórios de Leitura; Letramentos; Escolas do Campo; Comunidades Rurais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )