SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43Leituras de jovens de camadas populares: letramentos escolares e não escolares no campoFormação do professor-pesquisador: aprendizado que afirma a vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

ALCANTARA, Marcos Angelus Miranda de  e  CARLOS, Erenildo João. O discurso sobre a institucionalidade da educação de jovens e adultos na perspectiva da educação popular. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.211-221. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.017.

Este texto decorre do projeto de pesquisa intitulado "O enunciado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba/campus I". Trata-se de uma dissertação de mestrado, situada teórica e metodologicamente a partir da Análise Arqueológica do Discurso, que toma algumas contribuições de Michel Foucault (2008). Este artigo explica como se dão as relações entre a EJA e a instituição escolar na ordem do discurso que está presente na formação de pedagogos(as) na universidade mencionada. O trabalho sinaliza a existência de um discurso que transita pela dicotomia entre o modelo escolar existente - ao menos desde o surgimento da modernidade - e a EJA, marcada por uma trajetória política de lutas sociais e por uma identidade militante forjada pelo paradigma da Educação Popular. Portanto, o discurso investigado propõe uma síntese entre a instituição escolar e a EJA, para se respeitar o direito à educação dos jovens e adultos que não tiveram esse acesso em suas trajetórias de vida.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Instituição Escolar; Educação Popular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )