SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43El discurso sobre la institucionalidad de la educación de jóvenes y adultos en la perspectiva de la educación popular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MATOS, Sônia Regina da Luz; SCHULER, Betina  y  CORAZZA, Sandra Mara. Formação do professor-pesquisador: aprendizado que afirma a vida. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.225-236. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.018.

O Programa Observatório da Educação (OBEDUC) faz parte da política nacional de formação continuada de professores. Por meio desta macropolítica, o Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida (PPGEDU/UFRGS) participa desse espaço político articulando a pesquisa entre a escola e a universidade. Tal articulação efetiva-se num dos recortes do funcionamento do Projeto. O presente texto apresenta a experiência da entrada do Projeto numa escola; o professor titular de uma das turmas desta escola ocupa o espaço de professor-pesquisador no grupo da universidade. Este professor-pesquisador elaborou o seu projeto de pesquisa, executando-o por meio de ateliers na escola. O projeto do professor foi composto pelos conceitos nietzscheanos da vontade criadora, que dispara a necessidade de produção de uma criação pedagógica. A partir deste território conceitual nos foi possível efetuar a perspectiva do "aprendizado que afirma a vida". Então, mostraremos a produção da criação pedagógica que o professor-pesquisador denominou de didática genealógica. Essa didática foi experimentada nos ateliers, junto aos alunos de ensino fundamental em uma escola municipal de Porto Alegre-RS.

Palabras clave : Criação Pedagógica; Formação de Professores; Vontade Criadora; Didática Genealógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )