SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue44Mediated education. Conceptual distances and proximities in methodologies for mediation of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

HARASIM, Linda. Educação online e as implicações da inteligência artificial. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.25-39. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.003.

A compreensão do conceito de Educação Online passa pela discussão dos muitos termos antitéticos que o cercam, os vários termos que são usados como sinônimos em lugar de subcategorias, as pedagogias que são implicadas por esse processo e as epistemologias que os sustentam. Neste artigo, propomo-nos a apresentar um horizonte teórico e uma pedagogia da Aprendizagem Colaborativa Online que permite o desenvolvimento de uma Inteligência Humana Aumentada, em oposição à ameaça representada pelo crescimento da Inteligência Artificial e de seu uso na educação. Para tanto, apresentamos o conceito de Educação Online, seu contexto histórico, teórico, epistemológico, tecnológico e suas perspectivas pedagógicas para afirmar a necessidade de canalizar o poder da educação online para aumentar a atuação humana e a sabedoria coletiva.

Keywords : Educação Online; Aprendizagem Colaborativa Online; Inteligência Artificial; Inteligência Humana Aumentada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )