SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número44La educación mediatizada. Distancias y aproximaciones conceptuales en las metodologías de mediatización del conocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

HARASIM, Linda. Educação online e as implicações da inteligência artificial. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.25-39. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.003.

A compreensão do conceito de Educação Online passa pela discussão dos muitos termos antitéticos que o cercam, os vários termos que são usados como sinônimos em lugar de subcategorias, as pedagogias que são implicadas por esse processo e as epistemologias que os sustentam. Neste artigo, propomo-nos a apresentar um horizonte teórico e uma pedagogia da Aprendizagem Colaborativa Online que permite o desenvolvimento de uma Inteligência Humana Aumentada, em oposição à ameaça representada pelo crescimento da Inteligência Artificial e de seu uso na educação. Para tanto, apresentamos o conceito de Educação Online, seu contexto histórico, teórico, epistemológico, tecnológico e suas perspectivas pedagógicas para afirmar a necessidade de canalizar o poder da educação online para aumentar a atuação humana e a sabedoria coletiva.

Palabras clave : Educação Online; Aprendizagem Colaborativa Online; Inteligência Artificial; Inteligência Humana Aumentada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )