SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número44Educación online y las implicaciones de la inteligencia artificialCo-investigar a distancia en tiempos de cibercultura: relato de una experiencia sobre co-emprender índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

OSSA, Diego Leandro Marín. La educación mediatizada. Distancias y aproximaciones conceptuales en las metodologías de mediatización del conocimiento. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.41-53. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.004.

Este artigo descreve o progresso de uma investigação iniciada em 2013, com o grupo de pesquisa EduMedia-3, da Escola de Espanhol e Comunicação Audiovisual da Universidade Tecnológica de Pereira, com o nome de Educación Mediatizada (Educação Midiática). O autor apresenta algumas abordagens conceituais cujas contribuições são orientadas para problematizar as metodologias utilizadas por professores e alunos na narrativa e estadiamento do conhecimento, na produção de textos e discursos dos saberes que são aprendidos e transmitidos na educação formal, não-formal e informal, e na educação presencial e a distância. Primeiro é abordada a essência da educação midiática; em seguida é problematizado o conceito de produção midiática em relação aos meios de comunicação e das TIC; depois são apresentadas algumas ideias de autores que abordam o conceito de diferentes ângulos. Em seguida são definidas as diferenças entre mediado e mediar, e, posteriormente, são apresentados os avanços relacionados com as ideias de mediadores, mídia e mediação, especialmente a mediação pedagógica no contexto da educação midiática. E, finalmente, é descrito qual é o foco de investigação de EduMedia-3, bem como a metodologia de pesquisa, que inicialmente envolveu um estudo teórico, sistematização de informações em um arquivo de documento, a encenação de uma história como pretexto para explorar a aprendizagem pela descoberta, e registro de resultados através de documentos em cada sessão, fotografias, vídeos, programas de rádio e de sites para espalhar alguns progressos, o que resultou em palestras, trabalhos de graduação e no presente artigo.

Palabras clave : Educação Midiática; Mediadores; Mídia. Mediação Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )