SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número44La educación mediatizada. Distancias y aproximaciones conceptuales en las metodologías de mediatización del conocimientoInvestigando en los cotidianos de la cibercultura: uma experiencia de investigación-formación multirreferencial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SILVA, Bento Duarte  y  SOUZA, Karine Pinheiro. Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreender. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.55-68. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.005.

No quadro de um projeto de investigação-ação sobre TIC e Empreendedorismo, este artigo apresenta o recorte da validação de conceitos sobre empreender em rede (coempreender). Este processo foi realizado na fase de reflexão, a qual, pelo fato dos diversos atores implicados se encontrarem em lugares diversos (Inglaterra, Portugal e Brasil), apenas podia ser conseguido recorrendo às tecnologias da comunicação ubíqua. Assim, neste artigo, efetuamos o relato dessa experiência de forma a averiguar até que ponto as tecnologias da comunicação ubíqua permitem e favorecem o processo de coinvestigação a distância. Com fundamento na teorização na Educação a Distância em tempos da Cibercultura e da construção do conhecimento nas redes educativas online, a metodologia de pesquisa aproximou-se da estratégia de um grupo focal online e da coinvestigação (OKADA, 2014). Os participantes constituíram uma comunidade de investigação, usando as tecnologias de comunicação assíncrona (fórum, 13 participantes) e síncrona (webconferência, 10 participantes) para consolidar as categorias do coempreender. No tratamento de dados recorremos à sociometria e à análise de conteúdo. Os resultados mostram que tecnologias da comunicação ubíqua revelaram-se à altura do objetivo pretendido, pois, apesar da distância e dos participantes se encontrarem em lugares diferentes, foi possível construir conhecimento sobre o tema.

Palabras clave : Investigar a Distância; Redes Educativas Online; Tecnologias de Comunicação Ubíqua; Coinvestigação; Coempreender.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )