SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número44Co-investigar a distancia en tiempos de cibercultura: relato de una experiencia sobre co-emprenderPedagogía 2.0 en la web social y su impacto en la autoconcepción de estudiantes de posgrado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SANTOS, Edméa Oliveira dos  y  SANTOS, Rosemary dos. Pesquisando nos cotidianos da cibercultura: uma experiência de pesquisa-formação multirreferencial. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.69-82. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.006.

Este artigo é parte da pesquisa A tessitura do conhecimento via Mídias Digitais e Redes Sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial, realizada em 2011, que investigou como os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede. Dialogamos com as abordagens da pesquisa-formação multirreferencial (Ardoino, Macedo e Santos), com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos (Certeau, Alves), os estudos da cibercultura (Lévy, Lemos, Santaella, Santos) e da educação online (Santos, Silva). O trabalho desenvolveu-se a partir de uma experiência de pesquisa-formação com os professores-cursistas da disciplina Informática na Educação do Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática (Edai) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). A metodologia foi baseada em conversas presenciais na sala de aula, online no ambiente Moodle via WebQuest interativa e em imersão nas mídias e redes sociais da internet (Orkut, Twitter, YouTube, Blogger). Chegamos aos seguintes resultados: a) o digital em rede potencializa e faz emergir outros "espaçostempos" de aprendizagem e formação, proporcionando "fazeressaberesfazeres" autorais e colaborativos; b) as redes educativas são tecidas "dentrofora" do ciberespaço, das escolas e de outros espaços multirreferenciais; c) é preciso articular propostas de formação na escola, na universidade e no ciberespaço.

Palabras clave : Cibercultura; Cotidianos; Multirreferencialidade; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )