SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número44Pesquisando nos cotidianos da cibercultura: uma experiência de pesquisa-formação multirreferencialA docência virtual e saberes docentes: um estudo da tutoria na rede e-Tec Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

MOREIRA, José António  e  SANTOS, Edméa Oliveira dos. Pedagogia 2.0 na web social e o seu impacto no autoconceito de estudantes de pós-graduação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.83-95. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.007.

A vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É precisamente um desses cenários pedagógicos na web social que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito acadêmico de vinte e nove estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito acadêmico dos estudantes do ensino superior, em nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quanto em termos de investigações futuras.

Palavras-chave : Autoconceito Acadêmico; Pedagogia 2.0; Web Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )