SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número44Pedagogía 2.0 en la web social y su impacto en la autoconcepción de estudiantes de posgradoEducación superior pública a distancia en Bahia: avances y contradicciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

CHAQUIME, Luciane Penteado  y  MILL, Daniel. A docência virtual e saberes docentes: um estudo da tutoria na rede e-Tec Brasil. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.97-107. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.008.

Na atuação como mediador do processo de ensino-aprendizagem em cursos de Educação a Distância por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação, o tutor virtual mobiliza, por um lado, saberes que compõem a base de conhecimento necessária à docência em geral. Por outro, constrói novos saberes ao refletir sobre sua prática, ampliando e diversificando essa base. Partindo desse contexto, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou mapear os saberes do tutor virtual, identificando sua natureza. Para a realização da investigação, empregou-se a triangulação metodológica e percorreu-se as seguintes etapas: levantamento e estudo de bibliografia; coleta de dados utilizando-se questionário com questões abertas e fechadas, entrevista individual, sessões de entrevistas coletivas e análise de documentação oficial; sistematização e análise dos dados. Os resultados observados demonstram que a experiência na tutoria virtual tem potencial formador ao possibilitar a construção de novos saberes e, com isso, ampliar a base de conhecimento necessária à docência.

Palabras clave : Docência Virtual; Saberes Docentes; Formação de Professores; Educação a Distância; Rede e-Tec Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )