SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número44Pedagogia 2.0 na web social e o seu impacto no autoconceito de estudantes de pós-graduaçãoEducação superior pública a distância na Bahia: avanços e contradições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

CHAQUIME, Luciane Penteado  e  MILL, Daniel. A docência virtual e saberes docentes: um estudo da tutoria na rede e-Tec Brasil. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.97-107. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.008.

Na atuação como mediador do processo de ensino-aprendizagem em cursos de Educação a Distância por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação, o tutor virtual mobiliza, por um lado, saberes que compõem a base de conhecimento necessária à docência em geral. Por outro, constrói novos saberes ao refletir sobre sua prática, ampliando e diversificando essa base. Partindo desse contexto, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou mapear os saberes do tutor virtual, identificando sua natureza. Para a realização da investigação, empregou-se a triangulação metodológica e percorreu-se as seguintes etapas: levantamento e estudo de bibliografia; coleta de dados utilizando-se questionário com questões abertas e fechadas, entrevista individual, sessões de entrevistas coletivas e análise de documentação oficial; sistematização e análise dos dados. Os resultados observados demonstram que a experiência na tutoria virtual tem potencial formador ao possibilitar a construção de novos saberes e, com isso, ampliar a base de conhecimento necessária à docência.

Palavras-chave : Docência Virtual; Saberes Docentes; Formação de Professores; Educação a Distância; Rede e-Tec Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )