SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número44La docencia virtual y saberes docentes: un estudio de la tutoría en la red e-Tec BrasilEducación a distancia y el 1º de la familia: el pensamiento de Habermas y la construcción de una educación para la equidad en el contexto de la UAB índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

NONATO, Emanuel do Rosário Santos  y  SALES, Mary Valda Souza. Educação superior pública a distância na Bahia: avanços e contradições. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.109-130. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.009.

O estudo em tela tem por objetivo analisar o histórico de oferta pública de ensino superior a distância na Bahia para identificar seus avanços e contradições a partir do problema de pesquisa: como a oferta pública de ensino superior a distância na Bahia se conforma ante os avanços e contradições desse processo? A metodologia utilizada é a pesquisa documental. Em vista da proeminência da UNEB no quadro de oferta de vagas públicas na modalidade de Educação a Distância na Bahia, o estudo centraliza sua abordagem na experiência da UNEB. Abordando as bases legais para o desenvolvimento da EAD no Ensino Superior, a implementação do Sistema Universidade Aberta do Brasil no estado da Bahia, as experiências pré-UAB e a inserção de EAD nos cursos presenciais de graduação, este estudo identifica os avanços e as contradições do processo de assimilação da Educação a Distância pelas universidades públicas baianas, a configuração do quadro de vagas de Educação Superior Pública na Bahia resultante das políticas de oferta de cursos a distância e os impactos dessa oferta na estrutura organizacional da universidade.

Palabras clave : Educação Superior Pública; Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )