SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número44Educación superior pública a distancia en Bahia: avances y contradiccionesAutonomía, interacción, diálogo y colaboración: características de un curso de pedagogía a distancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SANTANA, Ana Cristina Almeida  y  GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Educação a distância e o 1º da família: o pensamento de Habermas e a construção de uma educação para a equidade no contexto da UAB. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.131-146. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.0010.

Este artigo apresenta o detalhamento da organização de uma investigação relacionada à Universidade Aberta do Brasil (UAB) em estudo de caso no estado de Sergipe, e a sua constituição como sujeito de direito, a partir da investigação de uma relação dialética baseada na racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas. Ao buscarmos nos trabalhos correlatos a questão do 1º na família (first in the Family) identificamos a mudança na concepção pessoal, familiar e sociocomunitária daqueles que são os primeiros na sua família a ter acesso à formação superior. Aliado a isto consideramos a oportunidade de cursar uma graduação na modalidade a distância (EaD), como cenário emancipatório e de oportunidade para construção da cidadania e o acesso à educação superior. Os processos executados nesta fase piloto demonstram a oportunidade desta pesquisa, a sinalização da importância em ampliar as ofertas inclusivas associadas à educação superior, por meio da oferta de EaD.

Palabras clave : 1º na Família (First in the Family); Universidade Aberta do Brasil; Habermas; EaD.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )