SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue44Analysis of the potential uses of the information and communication technologies on degree course of music in private Superior Teaching InstitutionsOntogeny of an innovative project for youth and adult distance education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

MATTHIESEN, Sara Quenzer  and  SCIASCIO, Jorge Henrique de Magalhães Sasso. Aprendendo xadrez: a satisfação dos alunos em jogar tecnologicamente ou tradicionalmente. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.195-210. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.0014.

Apesar de sua origem remota, as formas de ensinar e de jogar xadrez evoluíram pouco nos últimos séculos. Entretanto, com o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente do computador pessoal e da internet, o xadrez experimentou novas formas de ser jogado e estudado. Baseado nestes dados, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de avaliar a satisfação dos alunos em jogar pelas formas tradicional e tecnológica, bem como determinar a preferência entre as diferentes formas de jogá-lo. Para tanto, duas classes do 4º ano do Ensino Fundamental I receberam 20 aulas de xadrez pelas abordagens metodológicas: presencial e tecnológica. A metodologia utilizada foi a qualitativa, do tipo "Não Probabilística" e por "Tipicidade", utilizando-se a escala do tipo "Likert' e o aplicativo de acesso remoto do tipo "SaaS", o "Google docs". Os resultados revelaram que as crianças apresentaram um nível de satisfação significativamente maior em jogar pela forma tradicional, preferindo-a em detrimento da tecnológica, demonstrando um alto nível de satisfação com a inserção deste conteúdo no cotidiano escolar.

Keywords : Xadrez; Ensino; Aprendizagem; Satisfação; Tecnologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )