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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

MATTHIESEN, Sara Quenzer  e  SCIASCIO, Jorge Henrique de Magalhães Sasso. Aprendendo xadrez: a satisfação dos alunos em jogar tecnologicamente ou tradicionalmente. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.195-210. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.0014.

Apesar de sua origem remota, as formas de ensinar e de jogar xadrez evoluíram pouco nos últimos séculos. Entretanto, com o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente do computador pessoal e da internet, o xadrez experimentou novas formas de ser jogado e estudado. Baseado nestes dados, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de avaliar a satisfação dos alunos em jogar pelas formas tradicional e tecnológica, bem como determinar a preferência entre as diferentes formas de jogá-lo. Para tanto, duas classes do 4º ano do Ensino Fundamental I receberam 20 aulas de xadrez pelas abordagens metodológicas: presencial e tecnológica. A metodologia utilizada foi a qualitativa, do tipo "Não Probabilística" e por "Tipicidade", utilizando-se a escala do tipo "Likert' e o aplicativo de acesso remoto do tipo "SaaS", o "Google docs". Os resultados revelaram que as crianças apresentaram um nível de satisfação significativamente maior em jogar pela forma tradicional, preferindo-a em detrimento da tecnológica, demonstrando um alto nível de satisfação com a inserção deste conteúdo no cotidiano escolar.

Palavras-chave : Xadrez; Ensino; Aprendizagem; Satisfação; Tecnologia.

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