SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número44Aprendendo xadrez: a satisfação dos alunos em jogar tecnologicamente ou tradicionalmentePesquisa colaborativa: contributo a partir de um trabalho com imigrantes na cidade de Coimbra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

FARIA, Ângela Maria dos Santos  e  LIMA, Denise Maria Soares. Ontogenia de um projeto inovador para a educação de jovens e adultos a distância. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.211-219. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.0015.

Este artigo descreve as ações que mobilizaram um grupo de docentes e gestores para acrescentar à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) a Educação a Distância (EAD) na rede pública do Distrito Federal. O projeto, inicialmente chamado de Educação sem Fronteiras, lançou seu discurso inaugural em 24 de junho de 2005. Neste caminhar, muitas parcerias foram compostas; outras reestruturadas, como se deduz das falas pioneiras, expressas por docentes, ainda na ativa. Tais narrativas foram analisadas nos moldes de Bardin (2009), cujo recorte qualitativo compõe pesquisa em andamento. Os resultados preliminares indicam que há um componente coletivo marcante que propõe discussões, executa votação e delibera de acordo com a decisão majoritária. Após 10 anos, mesmo com a continuada reformulação do grupo pioneiro, por aposentadorias e readaptações, a equipe mantém a motivação inicial a fim de garantir o funcionamento institucional, o acesso e a permanência de jovens e adultos na EAD.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos a Distância; Ação Docente; Narrativas Pioneiras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )