SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número44Ontogenia de un proyecto innovador para la educación de jovenes y adultos a distancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

LECHNER, Elsa. Pesquisa colaborativa: contributo a partir de um trabalho com imigrantes na cidade de Coimbra. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.44, pp.223-231. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jul.dez.v24n44.0016.

O texto discorre sobre a pesquisa colaborativa revisitando a genealogia dos trabalhos que nas ciências sociais e humanidades contribuíram para a sua definição. São analisados, em particular, os contributos dos autores de referência no desenvolvimento das formas de investigação participadas e de colaboração. No final é brevemente apresentado um projeto desenvolvido com imigrantes no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, baseado na realização de oficinas biográficas/rodas de histórias com participantes de dez nacionalidades diferentes, vários níveis de formação escolar, diversas religiões, homens e mulheres de diversas gerações.

Palabras clave : Pesquisa Colaborativa; Participação; Imigração; Portugal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )