SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45Transnacionalismo negro: la encrucijada de amefrican@sLa experiencia de estudiantes africanos en el Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MIRANDA, Claudia; QUINONES RIASCOS, Fanny Milena  y  SILVA, Rejane Costa da. Redes interculturais e perspectivas dialógicas na afro-américa: a interseção Brasil-Colômbia. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.39-53. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.004.

Este trabalho tem como objeto de análise a pesquisa acadêmica na perspectiva da decolonialidade e na intersecção Brasil-Colômbia. Inclui um olhar políticoepistemológico sobre o modo de atuar "casa afuera", um conceito oposto ao de "casa adentro" introduzido pelo intelectual militante e fundador do movimento afroequatoriano Juan Garcia Salazar, no qual distingue o conhecimento próprio do conhecimento do exterior: a sabedoria "casa afuera", como explica Catherine Walsh (2007) a respeito. É a partir do conhecimento de si que podemos pensar a interculturalidade, colocando em diálogo saberes de si com outros conhecimentos. Esta pesquisa defende um modo sistemático de integração social desde o ponto de vista da reciprocidade. O argumento relevante é "o fazer coletivo" que vai além das fronteiras impostas pela vida na universidade e nos grupos de pesquisa acadêmica. O enfoque determinante da construção decolonial (WALSH, 2008) se traduz com um desafio investigativo "casa afuera". Esta tese se alinha com os argumentos de Muniz Sodré (2010) sobre o reconhecimento de uma frequência e um ritmo circular, um desejo de movimento ou, melhor ainda, de circular em busca da diversidade e de outros conhecimentos, outras cosmovisões sobre a Diáspora Africana e saberes comutáveis. Assim foi possível propor um trabalho de internacionalização epistêmica com o foco em uma realidade comum para sujeitos dessa Diáspora em um espaço/tempo Afro-americano, um contexto onde a modernidade e a colonialidade não são fenômenos sucessíveis no tempo senão simultâneos no espaço.

Palabras clave : Outras Intervenções; Redes Interculturais; Pedagogias Possíveis; Intersecções Brasil-Colômbia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )