SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45Redes interculturales y perspectivas dialógicas en afroamérica: la intersección Brasil-ColombiaLas mujeres negras brasileras y el aceso a la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MULLER, Maria Lúcia Rodrigues  y  SILVA, Áurea Gardeni Sousa da. A experiência de estudantes africanos no Brasil. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.55-70. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.005.

Este artigo pretende relatar os aspectos referentes a situações de racismo e discriminação racial vivenciada pelos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que ingressaram nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras através do Programa Estudante de Convênio de Graduação (PEC-G). Estabeleceu-se como objetivo neste trabalho compreender como é a experiência do estudante-convênio oriundo dos PALOP em duas capitais do Centro Oeste brasileiro, Brasília-DF, capital do país e Cuiabá-MT. Foram entrevistados alunos e ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para a compreensão dos aspectos propostos as pesquisadoras recorreram às entrevistas em profundidade e à observação participante. Os dados obtidos informam que as universidades brasileiras não dispõem de estrutura para receber os estudante dos PALOP. Ademais, ser africano e negro no Brasil é uma experiência que impõe muitas dificuldades. Professores e colegas de curso pouco ou nada sabem sobre a realidade da África e reproduzem as percepções estereotipadas sobre o continente, circunstância incômoda para os estudantes. A prática das relações entre os alunos oriundos dos PALOP e os brasileiros é marcada também pelo racismo, discriminação e preconceito racial.

Palabras clave : Estudantes Africanos; PEC-G; Racismo; Discriminação Racial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )