SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45La experiencia de estudiantes africanos en el BrasilMujeres negras intersepciones género, raza, clases, cultura y educaciónr índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

QUEIROZ, Delcele Mascarenhas  y  SANTOS, Carlinda Moreira dos. As mulheres negras brasileiras e o acesso à educação superior. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.71-87. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.006.

O artigo apresenta conclusões de pesquisa que indagou sobre as relações de gênero, no contexto da política de ações afirmativas adotada para negros, por universidades brasileiras. A partir de estudo que indicava uma desvantagem das mulheres negras com a implementação dessa política, na UFBA, a pesquisa examinou a participação de mulheres negras, em cursos de elevado prestígio social naquela Instituição, em dois momentos: 2006 e 2010. Buscou ainda compreender o que se passa no cotidiano das mulheres que ali ingressaram. Os resultados indicam que o crescimento da participação de mulheres nesses cursos ocorre desigualmente entre os segmentos raciais. Confirmando o estudo que deu origem à pesquisa, as mulheres pretas, embora tivessem obtido uma sensível elevação de sua participação, formam o contingente de menor expressividade nos cursos de alto prestígio, mesmo naqueles onde as mulheres tiveram presença predominante, como Odontologia e Psicologia. Conclui-se que as mulheres pretas ainda se encontram em desvantagem em relação às mulheres pardas, e mais ainda em relação às brancas. Percebe-se também que seu cotidiano torna-se extremamente perverso pela atuação dos marcadores gênero, raça e classe, demandando dessas estudantes um esforço adicional para superar o preconceito e a discriminação presentes na sua experiência, particularmente no ambiente universitário.

Palabras clave : Gênero; Raça; Educação superior; Ação afirmativa; Mulher negra.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )