SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45Las mujeres negras brasileras y el aceso a la educación superiorDiversidad en la educación basica: politicas de sentido sobre la formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

PACHECO, Ana Cláudia Lemos  y  NOGUEIRA, Martha Maria Brito. Mulher negra: interseccionando gênero, raça, classe, cultura e educação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.89-99. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.007.

Este artigo analisa a trajetória de uma mulher negra de classe popular, baiana de acarajé, que se torna um dos maiores ícones da cultura popular afro-brasileira, na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, nos séculos XX e XXI. A reconstrução da memória de Dona Dió do Acarajé nos levou a compreender a rede de relações sociais e culturais que se constituiu na criação do "Grupo Recreativo Escola de Samba União de São Vicente" e o processo de preservação e recriação das tradições culturais na valorização de símbolos da cultura popular local. A nossa abordagem é perscrutar, através da perspectiva do Standpoint Theory Feminist (COLLINS, 1989), o eixo interseccional (CRENSHAW, 2002) que articula as diversas diferenças e identidades - gênero-raça, classe e outras - presentes na trajetória social dessa mulher negra que, através do saber da cultura afro-brasileira e do trabalho, contribuiu para modificar práticas de exclusão social e transformar a sua história de vida e a de sua comunidade.

Palabras clave : Mulheres Negras; Interseccionalidade; Educação; Saberes Afro-Brasileiros.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )