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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

PACHECO, Ana Cláudia Lemos  e  NOGUEIRA, Martha Maria Brito. Mulher negra: interseccionando gênero, raça, classe, cultura e educação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.89-99. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.007.

Este artigo analisa a trajetória de uma mulher negra de classe popular, baiana de acarajé, que se torna um dos maiores ícones da cultura popular afro-brasileira, na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, nos séculos XX e XXI. A reconstrução da memória de Dona Dió do Acarajé nos levou a compreender a rede de relações sociais e culturais que se constituiu na criação do "Grupo Recreativo Escola de Samba União de São Vicente" e o processo de preservação e recriação das tradições culturais na valorização de símbolos da cultura popular local. A nossa abordagem é perscrutar, através da perspectiva do Standpoint Theory Feminist (COLLINS, 1989), o eixo interseccional (CRENSHAW, 2002) que articula as diversas diferenças e identidades - gênero-raça, classe e outras - presentes na trajetória social dessa mulher negra que, através do saber da cultura afro-brasileira e do trabalho, contribuiu para modificar práticas de exclusão social e transformar a sua história de vida e a de sua comunidade.

Palavras-chave : Mulheres Negras; Interseccionalidade; Educação; Saberes Afro-Brasileiros.

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