SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45Mulher negra: interseccionando gênero, raça, classe, cultura e educaçãoQuando o assunto é sobre religiões de matriz africana: Lei 10.639∕2003 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; NUNEZ, Joana Maria Leôncio  e  FERNANDEZ, Osvaldo Francisco Ribas Lobos. Diversidade na educação básica: políticas de sentido sobre a formação docente. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.101-112. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.008.

O texto apresenta algumas notas teórico-metodológicas sobre diversidade na Educação básica através da investigação acerca de práticas educativas desenvolvidas pelo Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID. Entendemos a diversidade como uma construção política, histórica e cultural das diferenças no espaço escolar que se materializa nos processos de vida-formação dos sujeitos envolvidos. Neste trabalho buscamos novos modos de produzir a docência no cotidiano escolar a partir da construção de dispositivos pedagógicos que tomam o tripé diversidade/diferença/direitos humanos como elemento fundador da ação docente. Para este estudo, utilizamos a pesquisa-formação, organizada a partir de três etapas: Pesquisa Exploratório-etnográfica, oficinas formativas e elaboração de memorial de Formação. Os resultados deste trabalho apontam para outras políticas de sentido construídas sobre/na formação docente a partir da (re) politização que a diversidade produz sobre as práticas educativas fundamentadas numa perspectiva intercultural a partir do encontro com a pedagogia das diferenças na escola.

Palavras-chave : Diversidade; Educação Básica; PIBID; Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )