SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45Diversidad en la educación basica: politicas de sentido sobre la formación docenteFamílias, masculinidades e racialidades en la escuela: provocaciones queer y decoloniales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

CONCEICAO, Joanice Santos. Quando o assunto é sobre religiões de matriz africana: Lei 10.639∕2003. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.113-126. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.009.

O presente artigo objetiva refletir sobre a aplicação da Lei 10.639∕2003, em especial, sobre os aspectos das religiões de matriz africana, tendo em vista que a lei sancionada tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira em todas as unidades escolares do País. Entendemos que falar sobre racismo não é tarefa fácil, principalmente no ambiente escolar, que, embora possibilite a construção de conhecimento, cultiva a manutenção de preconceitos e estereótipos em relação a determinados grupos, em especial, negros e indígenas. Esse preconceito é acentuado quando se coloca em relevo as religiões de matriz africana, frente ao crescimento de denominações pentecostais e neopentecostais que têm praticado diversos desrespeitos religiosos por todo o Brasil. Idealmente, a escola brasileira deve fornecer informações históricas relativas às matrizes que deram origem ao País; entretanto, há uma maior valorização do pensamento e culturas eurocêntricas, descuidando-se abundantemente das diversidades culturais, econômicas e tecnológicas do continente africano. O método utilizado é o qualitativo, baseando-se na pesquisa documental e no contato com os professores, revelando assim que a não aplicação da Lei 10.639∕2003 resulta de um conjunto de ações e comportamentos, com destaque para o racismo. A partir disso apresento o texto.

Palabras clave : Religião; Currículo; Racismo; Dificuldades; Avanços.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )