SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45Cuando el asunto es sobre religiones de matriz África: Ley 10.639/2003Notas sobre el proceso de inclusión / exclusión de una profesora transexual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

CAETANO, Marcio; SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da  y  GOULART, Treyce Ellen Silva. Famílias, masculinidades e racialidades na escola: provocações queer e decoloniais. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.127-143. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.010.

O presente artigo discute, a partir das contribuições dos Estudos Decoloniais e Queer, os modos pelos quais estudantes do 6º ano de uma escola pública da periferia de Duque de Caxias, cidade localizada na Baixada Fluminense, Região do Estado do Rio de Janeiro, construíram e vivenciaram seus arranjos familiares, ressignificando cotidianamente as expectativas sexuais e raciais, a maternidade e a paternidade. Com essa investigação, a partir do método da pesquisa-ação, objetivou-se problematizar as noções de família, trazendo à tona a necessidade de reconhecer outras possibilidades. Com os dados que subsidiaram a análise, produzidos nos encontros semanais da disciplina "Artes Visuais", buscou-se questionar os currículos com vistas a interrogálos sobre os discursos que produziram modos de subjetivação e ensinaram formas heteronormativas, complementares e assimétricas de projeção das identidades sexuais fortemente atravessadas pelas expectativas em torno à(s) masculinidade(s) negra(s).

Palabras clave : Currículo; Decolonialidade; Arranjos Familiares; Raça; Masculinidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )