SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45Famílias, masculinidades e racialidades na escola: provocações queer e decoloniaisRe/des/construindo in/diferenças: a expulsão compulsória de estudantes trans do sistema escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

DIAS, Alfrancio Ferreira; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de  e  OLIVEIRA, Danilo Araujo de. Notas sobre o processo de inclusão/exclusão de uma professora transexual. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.145-158. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.011.

O propósito deste texto, influenciado pelas perspectivas pós-estruturalista e póscrítica, é refletir sobre o processo formativo e a atuação profissional de uma professora transexual, a partir das políticas e práticas de regulação e subjetivação corporal e de gênero presentes no campo da educação. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, através da realização de entrevista narrativa, em que Lohanna expõe suas experiências de violências e sofrimentos, conquistas e lutas como estudante e professora. Suas narrativas indicam que as desestabilizações que pessoas transexuais provocam, ainda com grandes danos para elas, contêm possibilidades de desconstrução e desaprendizagem das regulações de gênero; e propõem o imperativo ético das instituições educativas transformarem suas práticas violentas e excludentes.

Palavras-chave : Transexualidade; Corpo; Gênero; Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )