SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45Notas sobre el proceso de inclusión / exclusión de una profesora transexualDerechos a media luz: reglamentación del uso del nombre social de los estudiantes travestis y transexuales en instituciones escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de  y  MAIO, Eliane Rose. Re/des/construindo in/diferenças: a expulsão compulsória de estudantes trans do sistema escolar. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.159-172. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.012.

Estudantes Trans(E.T.) - Travestis, Transexuais e Transgêneros - são vítimas do processo de heteronormatização ao arquitetarem seus corpos em conformidade com sua identidade de gênero. A escola, agente dessa colonização, acaba por afastar do seu interior E.T. por meio da expulsão compulsória, invisibilizada sob o manto do fracasso escolar. Buscando subsidiar estes apontamentos, assumimos como objetivo central descrever a construção da identidade de E.T. e como a cultura da diferença é re/produzida no contexto escolar apresentando recortes de uma pesquisa realizada com educadores(as) para a obtenção do título de mestre, sustentada na teoria dos Estudos Culturais. Os dados obtidos apontaram que as fobias das quais alunos(as) homossexuais são vítimas assumem fórum de agravamento quando destinadas a E.T. Essa transfobia consiste na estigmatização e retirada de direitos básicos, como o reconhecimento do nome social, livre acesso a espaços no interior da escola e uso de sanitários ao gênero que se identifica. Concluímos que a adoção de estratégias que discutam a identidade de gênero, violência de gênero, transfobia, manifestações das sexualidades, dentre outros, devem fazer parte do cotidiano escolar de forma a envolver todos os seus agentes no combate à violência imputada a E.T., promovendo a cultura do respeito para com as diferenças.

Palabras clave : Identidades; Diferenças; Heteronormatização; Estudantes Trans; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )