SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45Direitos à meia luz: regulamentação do uso do nome social de estudantes travestis e transexuais nas instituições escolaresEducação, relações de gênero e sexualidades: experiências de estudantes de pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

CARVALHO, Rodrigo Saballa de  e  GUIZZO, Bianca Salazar. Políticas curriculares de educação infantil: um olhar para as interfaces entre gênero, sexualidade e escola. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.191-201. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.014.

Experiências que se vinculam a gênero e sexualidade são vivenciadas por crianças pequenas quando sobre elas já são constituídas expectativas com relação às suas identidades sexuais e de gênero. A partir das contribuições dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, de viés pós-estruturalista, o presente artigo tem como principais objetivos: 1) problematizar a forma como as questões de gênero e sexualidade são colocadas em políticas curriculares propostas para a Educação Infantil; 2) discutir o modo como professoras percebem o trabalho com essas questões na escola. Os resultados mostraram que, de algumas décadas para cá, tem havido a inserção das temáticas de gênero e sexualidade em políticas públicas e curriculares, mas ainda de modo incipiente. Além disso, apontaram para a necessidade de haver um maior investimento na formação de quem atua na Educação Infantil para que efetivamente haja a promoção de práticas educativas não discriminatórias.

Palavras-chave : Gênero; Sexualidade; Currículo; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )