SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue45Curriculum policies for early childhood education: a gaze on gender, sexuality and schollLiteracy of children with disabilities and reduction of inequalities in the national pact for literacy in the right age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

CASTRO, Roney Polato de. Educação, relações de gênero e sexualidades: experiências de estudantes de pedagogia. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.203-214. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.015.

O artigo apresenta parte das análises desenvolvidas em uma pesquisa de doutorado. O foco da pesquisa e a discussão do artigo são as experiências de formação docente inicial em uma disciplina do curso de Pedagogia que aborda as temáticas de relações de gênero e sexualidades. A pesquisa tomou como material de análise os diários de bordo que as estudantes produziram a partir da disciplina. Para este artigo foram selecionados excertos narrativos nos quais as estudantes apresentam questões que lhes instigam, seja no contato com as escolas, seja em suas famílias. Conclui-se que a disciplina em questão produz certos modos de as estudantes analisarem seu cotidiano, suas relações pessoais e os acontecimentos presenciados nas escolas, problematizando significados hegemônicos associados aos gêneros e sexualidades.

Keywords : Formação Docente Inicial; Relações de Gênero; Sexualidades; Narrativas; Experiência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )