SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45Políticas curriculares de educación infantil: una mirada sobre la relación entre género, sexualidad y escuelaAlfabetización de niños con deficiencia y reducción de desigualdades en el ámbito del pacto nacional por la alfabetización en la edad correcta. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

CASTRO, Roney Polato de. Educação, relações de gênero e sexualidades: experiências de estudantes de pedagogia. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.203-214. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.015.

O artigo apresenta parte das análises desenvolvidas em uma pesquisa de doutorado. O foco da pesquisa e a discussão do artigo são as experiências de formação docente inicial em uma disciplina do curso de Pedagogia que aborda as temáticas de relações de gênero e sexualidades. A pesquisa tomou como material de análise os diários de bordo que as estudantes produziram a partir da disciplina. Para este artigo foram selecionados excertos narrativos nos quais as estudantes apresentam questões que lhes instigam, seja no contato com as escolas, seja em suas famílias. Conclui-se que a disciplina em questão produz certos modos de as estudantes analisarem seu cotidiano, suas relações pessoais e os acontecimentos presenciados nas escolas, problematizando significados hegemônicos associados aos gêneros e sexualidades.

Palabras clave : Formação Docente Inicial; Relações de Gênero; Sexualidades; Narrativas; Experiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )