SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45Educación, relaciones de género y sexualidades: experiencias de estudiantes de pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

LUCACHINSKI, Elci Schroeder  y  TONDIN, Celso Francisco. Alfabetização de crianças com deficiência e redução das desigualdades no âmbito do pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.217-234. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.016.

A pesquisa objetivou analisar a relação entre alfabetização e redução das desigualdades escolares e sociais no que tange à orientação da prática pedagógica com alunos com deficiência, no âmbito da formação proporcionada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de estudo de caso realizado na rede municipal de ensino de Chapecó-SC, com base em consulta a documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com professoras participantes desse programa. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo temática, aliada à hermenêutica dialética. Os documentos orientam a alfabetização desses alunos à medida que preconizam o atendimento das necessidades educacionais, compreendidas como diversidade e diferença, de todos os alunos. Para as professoras, a alfabetização contribui para a redução das desigualdades, porém há diferenças nos modos de compreendê-las. A maioria delas entende que as desigualdades decorrem dos próprios indivíduos e, no caso da deficiência, da condição biológica; e algumas delas referem a participação do contexto escolar e social na construção delas, embora isso não seja feito de um modo crítico. Apontamos a formação de professores integralmente orientada, com base na teoria histórico-cultural, como estratégia de redimensionamento da prática pedagógica do professor alfabetizador em direção à inclusão escolar de todos os alunos.

Palabras clave : Deficiência; Alfabetização; PNAIC; Desigualdades; Diversidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )