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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

TOURETTE-TURGIS, Catherine  e  PEREIRA-PAULO, Lennize. Reconhecer a experiência e a expertise do doente: um dispositivo inovador: a universidade dos pacientes. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.33-44. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016033.

O sucesso das estratégias terapêuticas no acompanhamento dos doentes crônicos tem como efeito o aumento da expectativa de vida e uma melhora da qualidade de suas vidas. Novos mecanismos, tal como a educação terapêutica do paciente, questionam o campo conceitual da formação de adultos. Esse artigo propõe considerar a experiência vivenciada da doença como uma oportunidade de aprendizagem e de desenvolvimento para o sujeito doente. O reconhecimento da experiência dos doentes deve abrir para uma validação das competências adquiridas pelos doentes, colocando em questão uma possível profissionalização. A Universidade dos Pacientes, um dispositivo universitário que diploma os doentes, ilustra em que medida o campo das inovações destinadas aos doentes crônicos ainda tem que se desenvolver para que os doentes possam tornar-se atores-chave na melhora da organização dos tratamentos.

Palavras-chave : Doenças Crônicas; Universidade dos Pacientes; Educação e Formação ao Longo de Toda a Vida; Educação Terapêutica dos Pacientes.

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