SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número46Reconocer la experiencial del paciente: Programa Piloto Llamado Universidad de los PacientesExistir para resistir: (auto)biografía, narrativas y aprendizajes con la enfermedad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

PASSEGGI, Maria da Conceição; ROCHA, Simone Maria da  y  CONTI, Luciane De. (Con)viver com o adoecimento: narrativas de crianças com doenças crônicas. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.45-57. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016045.

O que dizem as crianças com doenças crônicas sobre suas formas de (con)viver com tratamentos prolongados e dolorosos? O que revelam, narrativamente, sobre sua capacidade de reflexão, aprendizagens e superação diante do adoecimento? Este artigo discute resultados de pesquisas desenvolvidas na perspectiva da pesquisa (auto) biográfica com crianças em duas situações: no hospital e em clínicas onde fazem tratamento quimioterápico. Descrevemos os procedimentos de interlocução com as crianças como parte importante da ética em pesquisa, ressaltando que uma abordagem lúdica lhes propicia uma situação de maior espontaneidade e de construção narrativa de si. As análises revelam, por um lado, o aporte do método de pesquisa utilizado para compreender os modos como as crianças convivem com uma doença crônica desde a tenra idade, e, por outro, que contrariamente à figura de "paciente", elas descortinam suas aprendizagens experienciais no convívio com os tratamentos, o que permite concluir sobre sua capacidade de reflexão, entendimento, e potencialidades de ação em que se ressaltam formas de cooperação e de resistência.

Palabras clave : Crianças Hospitalizadas; Narrativas; Pesquisa (Auto)Biográfica com Crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )