SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número46Reconhecer a experiência e a expertise do doente: um dispositivo inovador: a universidade dos pacientesExistir para resistir: (auto)biografia, narrativas e aprendizagens com a doença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

PASSEGGI, Maria da Conceição; ROCHA, Simone Maria da  e  CONTI, Luciane De. (Con)viver com o adoecimento: narrativas de crianças com doenças crônicas. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.45-57. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016045.

O que dizem as crianças com doenças crônicas sobre suas formas de (con)viver com tratamentos prolongados e dolorosos? O que revelam, narrativamente, sobre sua capacidade de reflexão, aprendizagens e superação diante do adoecimento? Este artigo discute resultados de pesquisas desenvolvidas na perspectiva da pesquisa (auto) biográfica com crianças em duas situações: no hospital e em clínicas onde fazem tratamento quimioterápico. Descrevemos os procedimentos de interlocução com as crianças como parte importante da ética em pesquisa, ressaltando que uma abordagem lúdica lhes propicia uma situação de maior espontaneidade e de construção narrativa de si. As análises revelam, por um lado, o aporte do método de pesquisa utilizado para compreender os modos como as crianças convivem com uma doença crônica desde a tenra idade, e, por outro, que contrariamente à figura de "paciente", elas descortinam suas aprendizagens experienciais no convívio com os tratamentos, o que permite concluir sobre sua capacidade de reflexão, entendimento, e potencialidades de ação em que se ressaltam formas de cooperação e de resistência.

Palavras-chave : Crianças Hospitalizadas; Narrativas; Pesquisa (Auto)Biográfica com Crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )