SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número46(Con)vivir com la enfermedad: narrativas de niños con enfermedades crónicasAbusos deshonestos y la exploración sexual de niños y adolescentes: estrategias de prevención en la red de protección índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SOUZA, Elizeu Clementino de. Existir para resistir: (auto)biografia, narrativas e aprendizagens com a doença. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.59-74. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016059.

O texto discute articulações entre saúde e doença, tomando como objeto de investigação as aprendizagens biográficas que os sujeitos constroem sobre processos de adoecimento, especialmente em suas experiências com doenças crônicas, notadamente portadores do HIV/AIDS, através de narrativas de colaboradores publicadas na Revista Saber Viver, na Seção "Conte sua história". Do ponto de vista teórico-metodológico, toma-se como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica e, como fonte, narrativas de experiência desses sujeitos com o adoecimento, considerando-as como dispositivo de subjetivação, intermediado pelas palavras, com vistas a discutir aspectos conceituais sobre educação terapêutica do paciente, numa perspectiva que articula cuidado-saúde-doença. As análises das narrativas buscam depreender aprendizagens biográficas e modos como os sujeitos narram suas experiências e dão sentido à doença, à saúde, aos tratamentos, aos preconceitos e às diferentes formas de enfrentamento da/sobre a doença, possibilitando analisar aprendizagens biográficas e modos como os sujeitos aprendem a (con)viver com a doença, a superar preconceitos e construir formas de enfrentamento da soropositividade.

Palabras clave : Saúde e Doença; Doenças Crônicas; HIV/AIDS; Aprendizagem Biográfica; Revista Saber Viver.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )