SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número46Existir para resistir: (auto)biografia, narrativas e aprendizagens com a doençaSaúde vocal e condições de trabalho na percepção dos docentes de educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

LARA, Angela Mara de Barros  e  ZANELLA, Maria Nilvane. Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: estratégias de prevenção na rede de proteção. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.75-87. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016075.

O artigo possui como objetivo elaborar uma discussão teórico-metodológica sobre o tema abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Para articular o objeto optou-se por elencar uma série de informações que contribuem para diferenciar o abuso e a exploração sexual, o comportamento dos abusadores e das vítimas, os mitos e a realidade em torno do tema, os sinais e sintomas e, finalmente, os traumas daqueles que sofrem abuso. A pesquisa de cunho bibliográfico aborda as informações divulgadas pelo Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (OBS) com vistas a melhor compreender o perfil das crianças e adolescentes abusados em relação ao critério idade e sexo. Para finalizar, apresentamos informações práticas sobre como a escola pode operacionalizar a rede de proteção e a formação de profissionais que atuam na rede de atendimento básico da criança e do adolescente em municípios de médio e pequeno porte.

Palavras-chave : Crianças e Adolescentes; Violência; Abuso Sexual; Exploração Sexual; Rede de Proteção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )