SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue46Abuse and sexual exploitation of children and teens: prevention strategies in protection networkHumanization of health work as a goal of the intervention and educative practices research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

GONCALVES, Gustavo Bicalho  and  OLIVEIRA, Dalila Andrade. Saúde vocal e condições de trabalho na percepção dos docentes de educação básica. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.89-104. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016089.

O artigo discute a saúde vocal e o bem-estar dos docentes, relacionando-os com as percepções dos docentes sobre suas condições de trabalho. A partir de reflexões gerais sobre os riscos à saúde dos docentes, identificados e problematizados em pesquisas focadas na análise das condições de trabalho escolar, procurou-se desenvolver algumas análises de dados quantitativos resultantes da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil (TDEBB). Foram criados três grupos de docentes segundo sua vivência de problemas de voz: o grupo E, sem problemas de voz; o grupo R, de risco para os problemas de voz; e o grupo D, diagnosticado com problemas de voz. A conformação desses três grupos foi analisada em quatro níveis: características dos docentes, contexto profissional, contexto ambiental e contexto global. Foram ainda desenvolvidas análises qualitativas apoiadas nos relatos dos docentes em grupos focais. Fatores de risco e de proteção à saúde, relacionados às condições de trabalho, são apontados a fim de possibilitar a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, o que pode vir a contribuir para a melhoria na qualidade da educação e valorização da profissão docente.

Keywords : Trabalho Docente; Saúde Vocal; Saúde e Trabalho; Condições de Trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )