SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número46Saúde vocal e condições de trabalho na percepção dos docentes de educação básicaFormação continuada online para docentes que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

FISCHBORN, Aline Fernanda; VIEGAS, Moacir Fernando  e  SAVEGNAGO, Jean de Fraga. Humanização do trabalho em saúde como objetivo da intervenção e pesquisa nas práticas educativas. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.105-120. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016105.

O artigo parte de nossa preocupação, como pesquisadores das práticas educativas em educação e saúde, em construir práticas de pesquisa e intervenção no trabalho que resultem na produção de conhecimentos sobre as relações entre os saberes formalizados e a experiência dos trabalhadores, assim como em melhorias na realização de sua atividade. Nosso objetivo principal é apresentar uma reflexão abordando três questões a nosso ver essenciais à compreensão desse tema, quais sejam, o significado da intervenção nas relações de trabalho, as condições em que ocorrem e o que pensamos ser seus principais objetivos. Apoiamo-nos especialmente nos conceitos elaborados pela ergologia, tais como atividade, normalizações, renormalizações e écart, além do materialismo histórico e dialético e a teoria crítica, teorias que pensamos ser essenciais para a compreensão das práticas educativas em saúde realizadas nas relações de produção. Embora se trate de um artigo de caráter mais teórico, tem como pano de fundo pesquisas que temos desenvolvido em serviços de saúde. Assim, em alguns momentos traremos informações levantadas nesses estudos. Concluímos a exposição destacando algumas das contribuições metodológicas da ergologia para a compreensão e a intervenção nas práticas educativas nas relações de produção.

Palavras-chave : Educação e Saúde; Trabalho e Educação; Humanização; Ergologia; Práticas Educativas em Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )