SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número46La humanización del trabajo en salud como objetivo de la intervención e investigación en las prácticas educativasGamebook y estimulación de las funciones ejecutivas en niños con indicación de diagnóstico de TDAH: pre-producción, producción y evaluación del software índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

FERREIRA, Jacques de Lima  y  BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação continuada online para docentes que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.121-139. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016121.

Este artigo tem o objetivo de analisar um processo de formação continuada online que foi ofertado aos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde (APETS), durante uma pesquisa aprovada pelo CNPq "Eureka - Ambiente Virtual favorecendo a formação continuada online dos professores que atuam com escolares em tratamento de saúde". A problemática investigada foi a seguinte: Como a formação continuada na modalidade online pode contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde e quais as repercussões dessa formação pedagógica? Numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que envolveu 295 docentes de diversos estados brasileiros que atuam no APETS. Os dados foram coletados a partir de dois questionários (processual e diagnóstico), com perguntas abertas e fechadas que propiciaram a análise de conteúdo baseada na perspectiva de Bardin (2011), e contou com o auxílio do software Atlas Ti. Os resultados revelaram que o processo de formação online ofertado aos professores que atuam no APETS contribui para o desenvolvimento profissional docente quando os construtos trabalhados na formação continuada contemplam a relação entre educação e saúde, numa visão inovadora que garanta a conexão entre a teoria e a prática.

Palabras clave : Educação; Saúde; Educação Online; Formação Continuada; Desenvolvimento Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )