SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número46Gamebook y estimulación de las funciones ejecutivas en niños con indicación de diagnóstico de TDAH: pre-producción, producción y evaluación del softwareDe la formación sapiencial a la transformación profética: espiritualidad, paideia e contemporaneidad en D. Timóteo Amoroso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

VELOSO, Ana Isabel; COSTA, Liliana  y  RIBEIRO, Tânia. Jogos digitais na promoção da saúde: desafios e tendências. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.159-186. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016159.

Na sociedade contemporânea, existem duas tendências que serviram de mote aos desafios expostos neste artigo: o envelhecimento populacional, que é uma realidade na sociedade atual em constantes mudanças econômicas, políticas e sociais; e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que representa um dos grandes problemas de saúde, afetando principalmente pessoas com mais de 55 anos. As plataformas digitais, concretamente os jogos digitais, podem ajudar: na promoção de uma vida ativa; na autonomia; e na reabilitação do idoso. Com o objetivo de fomentar essa ajuda foram concebidos e desenvolvidos dois jogos, JUMP e o PhysioFun, descritos no presente artigo. O jogo JUMP foi concebido e desenvolvido em participatory design com os alunos de uma Universidade de Terceira Idade. Este pretende promover a aprendizagem para o envelhecimento ativo, ajudar a sensibilizar para hábitos de vida saudáveis e eventualmente influenciar o jogador para mudar os seus comportamentos menos benéficos para outros mais saudáveis. O jogo PhysioFun foi concebido e desenvolvido numa metodologia de investigação de desenvolvimento com os profissionais de saúde e pretende servir como uma ferramenta completar à fisioterapia na reabilitação de pacientes vítimas de AVC. Para além disso, apresentam-se recomendações para o design de jogos para idosos e vítimas de AVC.

Palabras clave : Jogos Digitais; Idosos; Envelhecimento Ativo; Reabilitação; Vítimas de AVC.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )